SIGA @E_VIBEBRASIL NO INSTAGRAM
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MOBILIDADE ELÉTRICA
A descarbonização das cidades é urgente e por isso, a cada dia, a frota de transportes movidos à eletricidade aumenta. Parece coisa do futuro? Pois o futuro é agora.
O que é mobilidade elétrica?
Mobilidade elétrica engloba todo meio de transporte que é movido à eletricidade. Já existem carros, ônibus, motos, bicicletas e patinetes que fazem parte dessa nova forma de se locomover em centros urbanos.
Segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), os meios de transporte movidos à combustíveis fósseis são responsáveis por 72% das emissões de gases do efeito estufa na atmosfera. Por isso, a mobilidade elétrica é considerada uma prática sustentável e tem se mostrado tendência no mundo todo.
Quais são as vantagens da mobilidade elétrica?
Mais que diminuir os impactos ambientais, a mobilidade elétrica tem diversas outras vantagens. Podemos começar falando sobre a redução de ruídos. Veículos movidos à eletricidade podem diminuir consideravelmente a poluição sonora urbana.
Outra vantagem muito atrativa são os custos: meios de transporte elétricos tem cerca de 1/5 do custo do quilômetro rodado de um veículo movido a gasolina.
Tendência mundial e no Brasil
China e grande parte da Europa pretendem banir a venda de carros movidos à combustíveis fósseis até 2040. Aqui no Brasil, a tendência também é perceptível. O primeiro semestre de 2020, segundo a ABVE, registrou um aumento de 221% de unidades de transporte elétrico comercializadas. Atualmente, cerca de 5% da frota brasileira já é elétrica! É possível ver motos, bicicletas e patinetes em trânsito pelo país.
No mundo, já é comum ver postos de carregamento elétrico dispostos pelas cidades e estradas. No Brasil, essa transição é mais lenta. Entretanto, o carregamento desses meios de transporte pode ser feito utilizando tomadas convencionais, garantindo carga de onde estiver.